Concreto Protendido



O concreto protendido é um material que apresenta várias vantagens em relação ao concreto armado convencional. Entre elas podemos enumerar:
    - Seções de concreto menores, conduzindo a estruturas mais esbeltas.
    - Menores consumos de armaduras.
    - Menor deformabilidade da estrutura.
    - Menor fissuração das peças.

    Estas vantagens fazem com que o concreto protendido seja empregado cada vez mais dentro da engenharia. A garantia de uma menor deformabilidade e uma maior proteção contra a fissuração garantem ao Concreto Protendido também uma maior durabilidade, aumentando consideravelmente a qualidade da obra.

    O emprego do Concreto Protendido torna possível soluções estruturais bastante arrojadas como o sistema de lajes lisas.
 
 

protro.jpg - 13,60 K       O sistema estrutural de lajes lisas, também conhecido como lajes cogumelo, consiste de lajes que se apoiam sobre vigas somente no seu contorno, ou até mesmo sem viga alguma. Os apoios internos, quando necessários, se dão diretamente sobre pilares mantendo o aspecto de laje lisa.
      Durante muitas décadas este sistema foi utilizado com o emprego de capitéis (regiões de espessura variável), sobre os pilares internos, destinados a absorver os esforços cortantes devido à punção e também a enrijecer a laje nas regiões mais solicitadas. Daí surgiu a denominação de lajes cogumelo.

    Este nome hoje não faz mais sentido tendo em vista, que devido a alta resistência do concreto utilizado e à disponibilidade de ferramentas de análise mais precisas, a altura do capitel, na maioria das vezes, se confunde com a espessura da laje, mantendo a superfície inferior da laje lisa.

    Este sistema estrutural ganhou grande impulso com o concreto protendido, pois com a utilização de armadura de protensão convenientemente projetada se pode reduzir sensivelmente a espessura da laje tornando a solução economicamente viável.

      As lajes protendidas podem ser projetadas com protensão parcial, onde os esforços são absorvidas pela armadura de protensão e pela armadura frouxa (armadura usual), ou com protensão total, onde não é necessária armadura frouxa. lajepro.jpg - 9,04 K 
Laje Protendida para o Royal Plaza Shopping Center em Londrina.
      O aço empregado no Concreto Protendido é um aço de alta resistência, CP-190, que no caso de lajes, é empregado em cordoalhas de 1/2" ou 5/8". Os cabos de protensão são formados por duas ou quatro cordoalhas. O custo do aço CP-190 é da ordem de R$ 1.30/Kg o que representa uma relação custo X resistência melhor que o aço CA-50A.

      No caso de protensão posterior são empregados acessórios (bainhas, ancoragens) que agregadas à mão de obra e ao custo do aço elevam o custo do material aplicado para a ordem R$ 4.00/Kg. Mesmo sim este preço ainda apresenta uma relação custo X benefício superior ao aço CA-50A.

      Esta solução é apropriada para pisos de garagens, shoppings e edifícios comerciais que necessitem de grandes vãos. Para vãos entre pilares da ordem de 8 metros a espessura da laje varia de 18 a 22 cm conforme a sobrecarga.

<< Voltar